Telefone (41) 3753-2309
Endereço Antônio Môro, 525 - Costeira, São José dos Pinhais - PR, 83010-300
E-mail contato@cerroazulme.com.br
Orçamento

Checklist para executar um projeto elétrico com capricho

Checklist para executar um projeto elétrico com capricho

Checklist para executar um projeto elétrico com capricho

Saiba a importância de um projeto elétrico completo e como ele reflete na qualidade das instalações

Da mesma maneira que problemas elétricos impedem o bom funcionamento do sistema como um todo, um projeto elétrico bem elaborado resulta na durabilidade e estabilidade do conjunto, seja para obras residenciais, corporativas, industriais ou sistemas isolados.

É comum que um projeto elétrico mal executado seja o primeiro ponto da obra a apresentar defeitos. Vale lembrar que a rede elétrica distribui energia em todos os eletrodomésticos da casa, isto é, um curto-circuito pode resultar em mais gastos com equipamentos queimados, sobrecargas ou pela falta de energia necessária para o bom funcionamento do sistema.

Existe uma regra básica para verificar se o seu projeto elétrico foi bem elaborado: imagine que você precisa instalar um sistema de câmeras de segurança e a empresa responsável necessita das informações referentes ao projeto, por onde passam os cabos, conexões, saídas e planta elétrica de toda a rede.

Caso alguma dessas informações não esteja na ponta do lápis, provavelmente o projeto elétrico foi mal executado. Aliás, essa organização serve também para especificar qual o material será ou foi utilizado no projeto, pontos de luz e principais necessidades de cada ambiente.

Principais cuidados para ter um projeto elétrico completo

Agora que você já sabe a importância de um projeto elétrico de qualidade, separamos 3 dicas indispensáveis na sua planta.

Profissional especializado: Se você não tem conhecimento com esse tipo de serviço, procure empresas ou profissionais especializados na área. Vários projetos elétricos tornam-se um desastre com a falta de mão de obra qualificada.

A lista de problemas causados pela carência de um profissional responsável é grande: incêndios, gastos excessivos, maior consumo de energia, falhas no dimensionamento e proteção das instalações elétricas e problemas no funcionamento dos aparelhos elétricos.

NBR 5410: No Brasil, todos os projetos elétricos residenciais devem seguir a norma NBR 5410, indispensável para garantir que o projeto de instalação seja efetuado de maneira eficaz e segura.

Nela, pontos como área e perímetro de cada cômodo, dimensionamento dos circuitos, pontos de luz, tomadas de uso geral e específico (TUG e TUE), potência total da instalação, dispositivos de proteção, simbologia correta do projeto e lista completa de materiais e orçamento precisam, obrigatoriamente, estarem definidos.

Use produtos certificados: Antes de comprar qualquer coisa, verifique se o produto segue as normas impostas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Sem ele, as chances de acontecer algum imprevisto são grandes.

Uma dica infalível é não adquirir produtos analisando apenas o preço do mesmo. Escolha marcas que são referência no mercado e oferecem todos os requisitos para um projeto elétrico sem dor de cabeça.

Siga o passo a passo e tenha um projeto perfeito

Agora que você já sabe a importância e principais cuidados que envolvem o projeto elétrico, repasse todas as informações abaixo e evite problemas na rede.

– Sabe exatamente qual a disposição dos eletrodomésticos no ambiente?

– Sabe a medida exata do espaço e a quantidade de fio necessária para o projeto?

– Todos os materiais comprados seguem as especificações do INMETRO?

– O projeto será executado por um profissional experiente?

– O projeto segue as normas da NBR 5410?

Se todas as respostas para essas perguntas forem positivas, basta fazer seu orçamento na Cerro Azul e colocar o projeto em prática. Entre em contato pelo número 41 – 3753-2309

Leave a Comment