Telefone (41) 3753-2300
Endereço Antônio Môro, 525 - Costeira, São José dos Pinhais - PR, 83010-300
E-mail cerro.azul@uol.com.br
Orçamento

Qual a diferença de fio e cabo?

Qual a diferença de fio e cabo?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por mais que  nós nunca notamos a sua existência por estarem sempre escondidos em nossas residência, os fios e cabos são uma parte essencial pois por meio deles temos acesso à energia elétrica. Mas você já parou para pensar em qual a diferença entre eles? Por que alguns fios são mais finos que outros? Muitas pessoas acham que são apenas termos diferentes para se referir a mesma coisa!  Nos da Cerro Azul referencia em comércios de cabos em São José dos Pinhais iremos explicar veja a seguir:

Funções

Ambos materiais são tem como principal função o transporte de energia elétrica, são fabricados em cobre ou alumínio pois  são metais com excelentes características condutoras de eletricidade e a um bom custo benefício.  Para facilitar o manuseio destes condutores os mesmos possuem uma fina camada de estanho. A espessura, é definida pela quantidade da eletricidade que irá passar por esses condutores, ou seja, quanto maior a quantidade de energia ou ou intensidade de corrente elétrica  mais grosso deverá ser o condutor.Os cabos elétricos e os fios de potência em baixa tensão podendo transmitir energia em circuitos de até 1000 volts;

Características

Flexibilidade

  • Fios : É mais rígido, por esse motivo pode se partir com facilidade;
  • Cabos: É mais flexível, pode se dobrar facilmente.

Condutores

  • Fios:  É formado por um só fio;
  • Cabos: É formado por vários fios condutores, entrelaçados uns nos outros.

Emendas

Não é possível fazer emendas em nenhum desses materiais, caso seja necessário é preciso usar conectores ou solda eletrônica.

Custo benefícios

Na hora da compra jamais se deve não avaliar um produto apenas o preço, pois a qualidade é o que garantirá uma instalação elétrica segura e bem feita. Muitas vezes o barato sai caro pois  preços muito baixos podem indicar material ruim e de procedência duvidosa.

Qual é melhor?

Como você pode notar existem diferenças, mas ambos os materiais possuem a mesma finalidade com usos específicos a grande diferença entre os dois é a flexibilidade, pois os cabos flexíveis são melhores para a instalação devido ao fácil manuseio.

 

Curtiu as dicas? Em caso de dúvida, não hesite em entrar em contato conosco por sermos um comércio de materiais elétricos em Curitiba, possuímos uma grande variedade de fios e cabos para os mais devidos fins. Solicite um orçamento clicando aqui.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a Comment